Tudo o que você precisa para fazer doces em casa são alguns itens comuns da cozinha, ingredientes simples, e um pouco de know-how para fazer doces.
Vamos mostrar – lhe o que você precisa e guiá-lo através de dicas e técnicas para fazer doces em casa, além de compartilhar receitas favoritas.
Ferramentas para confeccionar doces
Você pode já ter a maioria das ferramentas que você precisa para fazer doces na sua cozinha agora:
- Saucepan: de tamanho médio, com um fundo pesado e lados retos. Deve ser suficientemente grande para conter 3 a 4 vezes o volume dos ingredientes, o que ajudará a evitar a ebulição.
- Tigela grande: grande o suficiente para segurar a panela; permite-lhe arrefecer os doces enquanto ainda está na panela. Porque a temperatura da mistura de açúcar continua a subir mesmo depois de ter sido removido do calor, imergindo a panela em água fria ou um banho de água gelada para a cozinha no momento certo.
Colher de madeira: escolha uma com uma pega longa. - Pincel de pastelaria: reserve um exclusivamente para confeitaria. Algumas receitas vão chamar para escovar os lados da panela com água para evitar a cristalização.
- Termômetro de doces: embora seja possível fazer doces sem um, um termômetro de doces de vidro é obrigatório para iniciantes. Até os profissionais usam um. Escolha um termômetro com um grampo metálico que se liga ao lado da panela.
- Opcional: Se você faz doces em uma base mais regular, você pode querer investir em uma laje de mármore e uma panela de caramelo de cobre.
Ingredientes
O açúcar é o ingrediente mais básico dos doces, por isso a qualidade importa. Use um pacote fechado de açúcar; isso irá garantir que não houve contaminação de outros ingredientes comumente encontrados na cozinha, como farinha ou sal.
A manteiga sem sal é a matéria gorda escolhida, a menos que a receitas de petiscos fáceis de fazer exija especificamente manteiga salgada. Eis por que: o teor de sal da manteiga salgada pode afetar seu produto final. Nunca use margarina em uma receita que pede manteiga; margarina tem um maior teor de água, o que afetará significativamente o tempo de cozimento e os resultados.
Dicas para cozinhar com açúcar
Dissolver o açúcar em ingredientes líquidos por baixo calor e, em seguida, levar a uma ebulição. Não mexa uma vez que o açúcar esteja dissolvido, a menos que a receita o indique.
Aperte o termômetro para o lado da panela, ou periodicamente colocá-lo no xarope para medir a temperatura.
A lâmpada do termômetro não deve tocar os lados ou o fundo da panela, ou você vai ter uma leitura imprecisa.
Sempre limpe o termômetro após cada teste, e mantê-lo perto do fogão em um copo de água quente.
Cozinhe até atingir a temperatura desejada. Retire imediatamente a panela do calor, e arrefeça o fundo da panela na bacia de água gelada para parar a cozedura, a menos que a receita diga o contrário. Por exemplo, peanut brittle ordena que você despeje o doce quente em uma folha de cozedura lubrificada ou mármore oleado sem resfriamento.
Tenha muito, muito cuidado ao manusear açúcar quente e derretido.
Se você não tem um termômetro de doces, use o método de água fria para testar os doces:
Drop a small amount of the mixture into a glass of cold water, and then examine it closely to determine if it’s at thread stage, soft ball stage, hard ball stage, etc. (Ver quadro abaixo.)
Retire a panela do calor, enquanto testando para evitar sobrelotação dos doces, o que faz com que o sabor queimado e amargo. Use um copo de água fresca para cada teste.