Categories
Main

Dicas práticas para aumentar a empatia

Muitas espécies exibem empatia de alguma forma ou de outra, mas primatas-especialmente nós humanos-têm uma capacidade mais sofisticada de empatia devido à nossa grande memória de trabalho e neocortex mais desenvolvido. Já piscaste o olho quando viste outra pessoa a sofrer uma forte queda? Isso é o resultado dos neurônios espelho, cuja descoberta alterou fundamentalmente a nossa compreensão da empatia.

Desde então, os neurocientistas identificaram o que eles chamam de “circuito de empatia” em nossos cérebros. Se este circuito for danificado de alguma forma, pode reduzir a nossa capacidade de compreender o que os outros estão a sentir, deixando intacta a nossa capacidade de lógica.

Você naturalmente tem a capacidade de ser empático

A empatia não é uma qualidade” ou a tens, ou não tens ” nos seres humanos. A menos que tenha sofrido um trauma cerebral em particular, tem a capacidade de ser empático. E aquele teu membro rude da equipa também!

A nível pessoal, as pessoas empáticas tendem a ser mais generosas e preocupadas com o bem-estar das pessoas, e tendem a ter relações mais felizes e maior bem-estar. Mas o que é exatamente? Empatia é a capacidade de sentir as emoções de outras pessoas, juntamente com a capacidade de imaginar o que outra pessoa pode estar pensando ou sentindo.

A empatia é importante no trabalho

No entanto, a empatia não só dá jeito ao ouvir o teu melhor amigo explicar as suas aflições. Na verdade, é muito importante para o trabalho, tanto para líderes como para membros da equipe. O Consórcio para pesquisa de Inteligência Emocional em organizações relata uma correlação entre empatia e aumento de vendas, gerentes de alto desempenho de equipes de desenvolvimento de produtos, e maior desempenho em equipes altamente diversificadas. Estudos também mostraram que o que significa empatia melhora a capacidade de liderança e facilita a comunicação eficaz.

Como pode ser? Bem, se você pensar em como a construção de relacionamentos é fundamental para quase todos os aspectos do negócio e da vida, é fácil ver o porquê. Está provado que a empatia é uma parte importante de relações eficazes.

Cinco benefícios da empatia no trabalho

Você vai entender melhor as necessidades de seus colegas e clientes.
Ao comunicarem, compreenderão melhor o que não é dito, e verão mais claramente a percepção que criam nos outros com as vossas palavras e ações.
Lidar com o conflito tornar-se-á mais fácil e com o aumento da compreensão das motivações e medos dos outros, ireis achar mais fácil lidar com qualquer negatividade que apareça no vosso caminho.
Você será capaz de prever melhor as ações e reações dos outros, o que ajudará a motivar as pessoas com quem você trabalha.
Será mais fácil convencer os outros do seu ponto de vista.

Sorri para as pessoas

Os sorrisos são literalmente contagiosos. A parte do seu cérebro responsável por esta expressão facial é o córtex cingulado, que é uma área de resposta automática inconsciente. Uma vez que as liberações sorridentes sentem bons químicos no cérebro, ativa centros de recompensa, e aumenta a saúde, você realmente estará fazendo a si mesmo e ao seu colega um favor Quando você mostrar esses brancos perolados.

Use os nomes das pessoas e encoraje-as

Encorajar as pessoas pode ser tão simples como acenar com a cabeça enquanto elas falam em uma reunião. Este simples gesto, juntamente com o uso de seu nome, pode causar grande impacto na construção de relacionamentos.

Tenta simpatizar com pessoas cujas crenças não partilhas.

Esta dica pode ser particularmente útil durante o ano eleitoral! Uma boa maneira de abordar diferentes crenças na conversa é dizer, ” isso é interessante, como você desenvolveu essa ideia?”ou” conta-me mais.”

Dar um reconhecimento genuíno

Ir além de “grande trabalho” e dar elogios específicos como, “sua pesquisa sobre este tópico difícil é minucioso” ou “Obrigado. Teria perdido essa informação se não a tivesses apontado.”